
Não é preciso ser considerado um sujeito “vibe nova era” pra já ter ouvido falar na “Era de Aquário”, que marcaria um novo tempo, de paz e amor na humanidade. Alguns dos “astrólogos de bar” (ou de festa trance!) afirmam que já a estamos vivenciando desde o ano 2000 ou 2012, mas as teorias sobre o seu início variam muito, desde 1962, para a Gnose, até 2150 ou 2601, as duas maiores teorias astronômicas. Mas primeiro vamos entender o que é uma “Era”?
Para a Astronomia, a grosso modo, uma Era é determinada pela passagem do Sol ao longo da região ocupada por uma constelação zodiacal, em razão de um deslocamento do eixo da Terra, que se dá, aproximadamente, a cada 2000 anos. No momento, estaríamos (ou não) passando pela constelação de Peixes, mas é fato que a humanidade já está a sentir as influências da Era de Aquário, em função do chamado “Orbe de Influência”, ou seja, um período de transição. Tais influências teriam relação com os avanços tecnológicos e globalização e ao mesmo o tempo o resgate da sabedoria antiga e ocultismo (uma mistura excêntrica, que levaria a humanidade ao altruísmo, marcas essenciais do signo de Aquário.
É interessante comentar que cada Era Zodiacal foi marcada pelas características de cada signo. Nossos registros históricos datam da Era de Câncer (8000 a 6000 aC), em que existia o culto à Deusa Mãe e se iniciou a constituição das famílias (câncer rege a família, a fertilidade).
Na Era de Gêmeos (6000 a 4000 aC) se estabeleceram a escrita, registros históricos e comércio internacional (eventos ligados à temática de Gêmeos: comunicação, línguas).
A Era de Touro (4000 a 2000 aC) foi marcada por construções em pedra de nível nunca antes visto (as pirâmides, por exemplo), e pelo estabelecimento de moedas, refletindo a simbologia taurina: estabilidade material e finanças.
Na Era de Áries (2000 aC ao Nascimento de Cristo) viu-se agressividade, militarismo, evolução das cidades gregas e do Império Romano (o signo de Áries rege as armas e as ferramentas).
Na Era de Peixes (Nascimento de Cristo), foi um período profundamente ligado ao misticismo, fé e sacrifícios. Toda arte e toda guerra tinham motivos religiosos. Outras religiões não cristãs também tiveram tempos áureos, marcando a busca mística pisciana (mas o período acabou também mostrando o lado negativo de Peixes: a cegueira à realidade).
Já com a aproximação da Era de Aquário (aprox. 2.000 dC a 4.000 dC), podemos perceber o avanço tecnológico, a comunicação em massa via internet, a conquista do espaço, iminentes contatos extraterrestres e viagens interplanetárias, movimentos que expandem o homem de uma visão autocentrada para o sentimento cósmico, uno, total. E o principal: a luta pela liberdade de expressão e de pensamento, típicos atributos aquarianos.*
John Lennon já cantava nos anos 70: “imagine all the people, living life in peace”. São as vibrações revolucionárias da Era de Aquário! Mesmo que estejamos vivenciando atualmente muita escuridão, diz-se que a parte mais escura da noite é justamente antes do amanhecer. Por que não se conectar a essa energia e confiar nos bons presságios?
Texto por : Aline Vibe (fb.com/tudoevibe)
Fontes da Pesquisa:
pt.wikipedia.org/wiki/Era_de_Aquarius
cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/O-que-e-a-Era-de-Aquario-/12/6170
www.brazilsite.com.br/mistiscismo/astrologia/ocidental/astro03_01.htm
www.gnosisonline.org/magia-cosmica/a-era-de-aquario/
planetario.ufsc.br/a-era-de-aquario/
(*) Nota de rodapé: Percebeu que as Eras caminham “ao contrário” nas casas zodiacais? Também sempre me perguntei isso, mas na minha pesquisa só encontrei a árida explicação de que o “deslocamento do eixo da Terra se faz na proporção de mais ou menos um grau a cada 70 anos, no sentido retrógrado (leste para oeste).”
0